INTRODUÇÃO
A SSPTrust é uma organização especializada em oferecer soluções robustas e confiáveis para responder às crescentes exigências de Conformidade Regulamentar, Prevenção do Branqueamento de Capitais, Prevenção do Financiamento ao Terrorismo e Prevenção de Fraude.
Com mais de 20 anos de experiência no mercado, dedica-se a fornecer às instituições financeiras as ferramentas tecnológicas e o conhecimento necessário para mitigar riscos regulatórios e proteger a sua reputação.
Toda a atividade tem por base a aplicação das melhores práticas do setor, apoiadas por metodologias avançadas e uma equipa altamente capacitada e experiente. Essa metodologia pressupõe proximidade com os clientes, garantindo uma abordagem personalizada que responde às suas necessidades específicas.
1.
OBJECTIVO
Este Código de Conduta reflete os valores, princípios éticos e normas de comportamento que norteiam as atividades da SSPTrust. Este documento estabelece um compromisso firme com a ética, transparência e conformidade legal em todas as interações e operações da empresa e tem como objetivo garantir que todos os colaboradores, parceiros, fornecedores e outras partes interessadas compreendam e cumpram os padrões éticos e profissionais que regem as atividades da SSPTrust, promovendo uma cultura de integridade e confiança.
2.
ÂMBITO DE APLICAÇÃO
Esta política aplica-se a todos os colaboradores, consultores, parceiros comerciais, fornecedores e demais partes interessadas envolvidas nas operações da SSPTrust. A sua aplicação abrange todas as atividades relacionadas com o desenvolvimento, venda, implementação e suporte do sistema de informação de compliance.
3.
PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS
Integridade
Realizamos as nossas atividades com honestidade e responsabilidade, evitando quaisquer práticas que possam comprometer a confiança dos nossos clientes, parceiros e outras partes interessadas.
Conformidade Legal
Cumprimos rigorosamente as leis, regulamentos e normas aplicáveis nos mercados em que atuamos, com especial atenção às regras do setor financeiro e de proteção de dados.
Transparência
Comunicamos de forma clara, precisa e honesta com todas as partes interessadas, sem omitir informações relevantes ou induzir ao erro.
Respeito e Inclusão
Promovemos um ambiente de trabalho respeitoso, que valoriza a diversidade e não tolera qualquer forma de discriminação, assédio ou comportamento abusivo.
Confidencialidade
Protegemos informações confidenciais de clientes, parceiros e da própria empresa, utilizando-as exclusivamente para os fins permitidos.
4.
CONDUTA NO AMBIENTE DE TRABALHO
Relações Profissionais
Tratamos todos os colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros com respeito e cortesia, promovendo a colaboração e evitando conflitos interpessoais.
Uso de Recursos da Empresa
Os recursos da empresa, incluindo sistemas, equipamentos e informações, devem ser utilizados com responsabilidade e cuidado.
Prevenção de Conflitos de Interesses
Todos os colaboradores devem evitar situações em que interesses pessoais ou de terceiros possam interferir nas decisões ou ações tomadas em nome da SSPTrust.
5.
CONDUTA NO MERCADO
Concorrência Leal
Atuamos de forma justa e ética no mercado, respeitando os direitos de concorrentes, clientes e parceiros, e abstendo-nos de práticas anticoncorrenciais.
Relacionamento com Clientes e Parceiros
Comprometemo-nos a oferecer produtos e serviços de alta qualidade, cumprindo rigorosamente os contratos e acordos estabelecidos.
Combate à Corrupção
Adotamos uma política de tolerância zero em relação à corrupção, suborno e quaisquer outras formas de conduta ilícita.
6.
CONFLITO DE INTERESSES
O tema Conflito de Interesses está endereçado por uma Política própria, que deverá ser do conhecimento de todos os colaboradores e consultada sempre que se justifique.
Um conflito de interesses ocorre quando interesses pessoais, financeiros, profissionais ou outros de um colaborador, consultor, ou parceiro da SSPTrust interferem, ou podem interferir, na imparcialidade das decisões ou ações realizadas em nome da empresa.
Exemplos incluem, mas não se limitam a:
Relações familiares ou pessoais com clientes, fornecedores ou concorrentes.
Participação financeira em clientes ou concorrentes.
Recebimento de benefícios, presentes ou favores que possam influenciar decisões profissionais.
Qualquer situação em que os interesses da SSPTrust possam ser percebidos como subordinados a interesses externos.
Os principios orientadores, identificação de conflitos, gestão e mitigação e formação e sensibilização estão plasmados no documento POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES.
7.
FORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO
Todos os colaboradores serão submetidos a formações regulares sobre Código de Conduta e as boas práticas que lhe estão associadas.
8.
CONSEQUÊNCIAS PARA O NÃO CUMPRIMENTO
Qualquer violação deste Código de Conduta poderá resultar em ações disciplinares, que incluem advertências, suspensão ou rescisão do contrato, além de medidas legais, conforme aplicável.
9.
REVISÃO E ACTUALIZAÇÃO
Este Código de Conduta será revisto regularmente para assegurar a sua relevância e alinhamento com as melhores práticas e requisitos legais.
10.
FORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO
Para dúvidas ou reporte de potenciais violações deste Código, os colaboradores devem contactar a Admnistração através do email compliance@ssptrust. Esta política entra em vigor na data da sua aprovação pela Administração da SSPTrust.